sábado, 30 de abril de 2011

Beatificação de João Paulo II


A beatificação do papa João Paulo II terá três dias de celebrações, com início neste sábado (30) com uma vigília no Circo Massimo de Roma. A vigília será dividida em duas partes. A primeira, "Celebração da Memória", começará com uma procissão da imagem de Maria Salus Populi Romani, a patrona de Roma.

A programação será seguida pelo discurso do antigo secretário pessoal e atual cardeal da Cracóvia, Stanislaw Dziwisz, e do antigo porta-voz de João Paulo 2 durante 22 anos, o espanhol Joaquín Navarro-Valls.

Na sequência, será a vez da freira francesa Marie Simon Pierre, cuja doença de Parkinson foi curada de maneira inexplicável para a ciência. Essa cura, atribuída ao papa, abriu as portas para a beatificação de Karol Wojtyla.

Os coros da Diocese de Roma e a Orquestra do Conservatório de Santa Cecília cantarão na vigília, que seguirá com a segunda parte chamada "Celebração dos Mistérios Luminosos do Santo Rosário", que foram introduzidos por João Paulo 2º durante seu pontificado.

O rosário será recitado em conexão direta com cinco santuários de todo o mundo: o de Nossa Senhora de Guadalupe, no México; Fátima, em Portugal; Lagiewniki, na Polônia; Kawekamo-Bugando, na Tanzânia; e Notre Dame do Líbano.

No final, o papa Bento 16 dividirá a bênção apostólica do Vaticano. Bento 16 voltará da residência de Castel Gandolfo, onde passou dias de repouso, para presidir a cerimônia.

Uma vez concluída a bênção, as pessoas poderão comparecer a oito igrejas centrais de Roma que estarão abertas durante toda a noite na chamada "Notte bianca di preghiera" (a noite branca das rezas).

DOMINGO

Às 5h do domingo (1º), será permitido o acesso à Basílica de São Pedro do Vaticano, onde às 9h os fiéis vão se preparar, durante uma hora, para a cerimônia de beatificação, marcada para as 10h no horário local (5h de Brasília).

No total, 800 sacerdotes repartirão a comunhão na praça de São Pedro e na Via da Conciliação, onde serão instaladas 14 telas gigantes de televisão para que os milhares de fiéis possam assistir ao momento em que o papa eleva à glória dos altares seu antecessor, o primeiro papa polonês da história da Igreja.

Concluída a missa, o papa e os cardeais entrarão na Basílica de São Pedro para venerar João Paulo 2º.

A basílica permanecerá aberta enquanto houver fiéis e só será fechada na segunda-feira (2), durante a missa de ação de graças que será celebrada na praça de São Pedro pelo cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone.

Depois, todos os fiéis que desejarem poderão se aproximar do féretro para prestar homenagem ao papa.

Enquanto isso, milhares de garrafas de água e alimentos básicos serão distribuídos aos fiéis, informou a diocese de Roma. Livrarias vão expor dezenas de livros escritos para a ocasião e também discos, entre eles um CD com composições inéditas que acompanham preces, salmos e discursos de João Paulo 2º em seis idiomas, intitulado "Tu es Christus".

O álbum tem 13 faixas, nove com a voz de João Paulo 2º. Outras são interpretados pela tenor espanhol Plácido Domingo, o italiano Andrea Bocelli e o grupo irlandês The Priests.

Calendários, lenços com a imagem de João Paulo 2º e todo tipo de suvenir vão dominar as ruas da Cidade Eterna, onde também vão ser projetados filmes como o "Peregrino vestido de branco", do polonês Jaroslaw Szmidt.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário