quarta-feira, 29 de junho de 2011

Revelação do Sagrado Coração


Paray-le-Monial é uma pequena cidade francesa do departamento de Saône-et-Loire na região administrativa de Borgonha. Mundialmente conhecida pelos acontecimentos ocorridos dentro dos seus muros no século XVII. Uma modesta Capela, desconhecida dos homens, foi visitada por Deus. É a Capela do Mosteiro da Visitação.

“Nesta Igreja Nosso Senhor revelou o seu Coração a Santa Margarida Maria”.

Este dístico, na fachada, avisa a quem vai entrar que se trata de um lugar “sagrado.”

Construída em 1633, esta Igreja foi testemunha, no decurso dos anos 1671-1690, de manifestações de Jesus Cristo a uma humilde religiosa deste Mosteiro: Irmã Margarida Maria Alacoque. Neste lugar, a jovem monja, extasiada, contempla o Coração do Salvador dos homens, todo resplandecente de amor, que anseia derramar-se sobre o mundo. Jesus manifesta-se com o peito aberto e apontando com o dedo seu Coração. A Irmã Margarida Maria escuta estas palavras: “Eis o Coração que tanto amou os homens, que nada poupou até se esgotar... para lhes testemunhar o Seu Amor...”

Emocionada com a visão, testemunha do amor ardente que abrasa o Coração do Senhor, a religiosa foi escolhida para ser a mensageira da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Essas experiências místicas foram severamente contestadas pelos religiosos da sua época sendo a pobre monja testada e provada de todas as maneiras possíveis, diversas vezes, para comprovar suas narrativas.

O padre jesuíta Cláudio de la Colombière, porém, respeitado estudioso das manifestações dos sinais de Deus, verificou que a mensagem que ela transmitia era verdadeira. Aos poucos, essa mensagem era assimilada pelo clero. O culto ao Sagrado Coração de Jesus começou a ser difundido entre os fiéis.

Depois de uma vida totalmente consagrada a esta missão, ela faleceu com apenas quarenta e três anos de idade, no dia 17 de outubro de 1690, em Paray-le-Monial. O seu corpo, sepultado no Mosteiro, foi exumado, tendo em vista preparar o processo de beatificação. Os seus ossos estão depositados, como é costume, numa efígie de cera, colocada num relicário, na Capela das Aparições. Foi canonizada em 1920 pelo papa Bento XV.

Santa Margarida Maria Alacoque, antes de morrer, pôde ver muitos de seus críticos cultuando e propagando a devoção do Sagrado Coração de Jesus. E foi assim que, depois de algum tempo, a mensagem estava espalhada por todo mundo católico.

Ir. Antônio de Pádua Alves, Obl OSB Anotações na passagem pelo Mosteiro da Visitação em Paray-le-Monial. Janeiro de 2008

Foto: Basílica da Estrela em Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário