Blog do Instituto dos Oblatos Seculares Beneditinos da Arquiabadia de São Sebastião da Bahia
terça-feira, 13 de julho de 2010
Henrique da Baviera, Padroeiro dos Oblatos
Muitos acusam a Idade Média como um tempo de trevas da história, e é fácil pensar assim se não abrirmos os olhos e olharmos para o alto, pois ali é que se encontram as luzes deste período, ou seja, os inúmeros Santos e Santas. Henrique e sua esposa Cunegundes fazem parte deste "lustre", pois viveram uma perfeita harmonia de afetos, projetos e ideais de santidade.
Henrique era filho de duque e nasceu num castelo na Alemanha em 973. Pertencia a uma família santa e, por isso, foi educado por cônegos e, mais tarde, pelo bispo de Ratisbona, adquirindo assim toda uma especial formação cristã.
Conta-se que espiritualmente se preparou para assumir o trono da Alemanha, sem o saber, pois ainda jovem sonhara com estas breves palavras: "Entre seis". Primeiro,interpretou que teria seis dias antes de morrer, mas tal não aconteceu, preparou-se em vista a seis meses e em seguida a seis anos, até que por providência assumiu o reinado.
Henrique nunca se rendeu às tentações do poder e da glória do mundo, foi coroado Rei aos 29 anos de idade; foi sempre firme e moderado nas suas atitudes durante todo o seu reinado. Foi conhecido como "Homem de Paz", de retidão incomparável. Morreu a 13 de julho de 1024 e foi canonizado em 1146.
Por não ser monge, mas seguir a orientação da Regra de São Bento,em especial do Abade Odilon do Mosteiro de Cluny, Santo Henrique é considerado o Patrono dos Oblatos Seculares Beneditinos.
Fonte: http://www.evangelhoquotidiano.org/
Foto: Banco de imagens da Google
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário