segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Nossa Senhora do Monte Serrat


No próximo domingo dia 12 de setembro ocorrerá a Festa de Nossa Senhora do Monte Serrat às 16 horas com procissão, Missa Solene e confraternização comemorativa do décimo sexto aniversário da Benção Abacial de Dom Arquiabade Emanuel D´Able do Amaral, OSB.

O diretor da Faculdade de São Bento, Dom Filipe de Souza, OSB foi recentemente nomeado capelão da Igreja do Monte Serrat que pertence aos Beneditinos. Ele está convidando para a festa da Padroeira.


Mosteiro de Nossa Senhora do Monte Serrat
Dependência do Mosteiro de São Bento da Bahia


O primitivo santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat foi fundado pelos Senhores da Torre de Garcia d’Ávila por volta do ano de 1580, em data não precisa.

Em 1598, a igreja foi doada aos monges beneditinos, pelo então Governador Geral, Francisco de Souza, sendo por eles reformada pouco mais tarde. Ao lado da ermida, construiu-se um pequeno mosteirinho entre os anos de 1650 e 1679.

A igreja e o Mosteiro do Monte Serrat constituem um conjunto de notável mérito histórico e artístico da segunda metade do século XVII. O templo conta com um precioso conjunto de azulejos também do século XVII e o altar-mor é um belo exemplar de talha dourada do século XVIII, trazido do Mosteiro de São Bento.

O edifício do Mosteiro é modesto, porém, está situado em área de magnífica e singular paisagem. Sendo assim, é, não apenas um local propício para a oração, mas, também, para a contemplação da beleza natural do seu entorno.

Da mesma forma como a Igreja da Graça, além da celebração de missas e atendimento espiritual, a igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat é muito procurada para a realização de casamentos, formaturas e celebrações especiais.

Fonte: www.saobento.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário