quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Santa Teresinha do Menino Jesus


"Deus cercou-a de cuidados e a instruiu, guardou-a como pupila dos seus olhos. Ele abriu suas asas como a águia e em cima de seus ombros a levou. E só Ele, o Senhor, foi o seu guia". (Dt 32,10ss).

Santa Teresinha e a vocação missionária da carmelita

"Santa Teresinha, numa das suas cartas, define a vocação missionária da carmelita duma forma tão interpeladora quanto desafiante para cada uma de suas Irmãs:

"A nossa vocação não é ir ceifar os campos das messes maduras. Jesus não nos diz: “Baixai os olhos, olhai e ide ceifar”. A nossa missão é ainda mais sublime. Eis aqui as palavras de Jesus: “Levantai os olhos e vede”. Vede como no céu há lugares vazios; a vós toca-vos enchê-los. Vós sois o meu Moisés orante na montanha: pedi-me operários e eu os enviarei; não espero mais que uma oração, que um suspiro de vosso coração. (…) A nossa missão como carmelitas é a de formar trabalhadores do Evangelho que salvem as almas, das quais nós seremos mães. Parece-me tão bela a nossa missão!" (Ct 135).

A vocação missionária da carmelita entendida assim é de uma beleza rara. Beleza que a muitos atrai e fascina. Mas na realidade, a nossa Grande Missionária, diz-nos que estar em missão no Carmelo é uma “luta dura”, um “martírio doloroso”, que exige viver em pura fé.

«O martírio mais doloroso, o mais amado, é o nosso, porque só Jesus o vê. Não será nunca revelado às criaturas da terra; mas quando o Cordeiro abra o livro da vida, que admiração na corte celestial ao ouvir proclamar, juntamente com o nome dos missionários e dos mártires, o nome de umas pobres Irmãs que nunca fizeram coisas deslumbrantes!» (Ct 195).

Ser Carmelita é viver em Missão! Não é ter apenas uma missão para evangelizar, mas é tê-las todas."

Fonte:
http://www.carmelo.com.br/

http://www.santaeulalia.com.pt/ - Carmelitas Descalças do Carmelo de Cristo Redentor (Aveiro / Portugal)

Foto: Ir. Antônio de Pádua (Ideval) Alves, Obl. OSB - Imagem de Santa Teresinha - acervo da Abadia Cisterciense de Nossa Senhora Mãe do Divino Pastor - Jequitibá - Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário