domingo, 11 de julho de 2010

Centenário e Profissão Monástica


A Solenidade de São Bento na Arquiabadia de São Sebastião da Bahia foi marcada pela comemoração do centenário de nascimento do Abade Dom Timóteo Amoroso Anastácio e a profissão trienal de votos temporários do Ir. João Batista Silva Santos (foto). A Basílica ficou repleta de autoridades, fiéis, oblatos, devotos de São Bento, amigos e contemporâneos de Dom Timóteo, familiares e amigos do Ir. João Batista que assim como Dom Timóteo fez os seus primeiros votos no dia dedicado ao Nosso Pai São Bento.

Dom Timóteo foi o septuagésimo sétimo Abade do Mosteiro de São Bento da Bahia. Ficou 16 anos como Abade, de 1965 até a sua renúncia em 1981. Treze anos depois ocorreu a sua Páscoa no dia 2 de agosto de 1994.

O nosso confrade jornalista Ir. Romualdo (José) Pedreira Lapa Nov. Obl. OSB escreveu um ensaio sobre Dom Timóteo do qual retiramos este trecho:
“Abade, monge, poeta, escritor, tradutor, humanista, romântico, culto, erudito, sábio. Um mito. Um cometa, um astro luminoso de primeiríssima grandeza. Político - em sua mais lidima e etimológica tradução e origem, Timóteo Amoroso (que já trazia Amor no nome!), foi identicamente um pontífice - como João XXIII, um construtor de pontes. Para além de tudo o que divide e exclui, humilha ou marginaliza, rotula, para além de qualquer preconceito, matriz ou matiz ideológico, e mesmo religioso (manteve uma grande aproximação e diálogo com os representantes e o "povo de santo", do culto afro-baiano) Timóteo, o Amoroso, figura de romance de Jorge Amado, deixou o seu rastro luminoso no céu da Bahia, dialogando com todos, os da esquerda e os da direita, os pobres e os ricos, os cultos e os incultos.”
Foto: Ideval Alves

2 comentários:

  1. A Solenidade de NPS Bento foi muito bonita e especial.Que o nosso irmão João Batista tenha uma caminhada espiritual muito feliz e de plena realização.
    Em Cristo e NPS Bento,
    Ir Joana,obl OSB Salvador

    ResponderExcluir
  2. Um fraterno e afetuoso abraço ao Ir. João Batista pelos primeiros votos, extensivo à comunidade monásticas e aos irmãos Oblatos.

    Com o carinho da Ir. Escolástica Maria, nov. obl. OSB

    ResponderExcluir