sexta-feira, 9 de julho de 2010

Solenidade de Nosso Pai São Bento


O mês de julho é marcado pela Solenidade de Nosso Pai São Bento no dia onze. O pai dos monges do Ocidente que sintetizou os fundamentos da Ordem Beneditina no lema Ora et Labora apresentado aos seus discípulos. Através dessas duas motivações e da Santa Regra se ampara a vida monástica na sua perspectiva de Louvor Divino e propagação do Reino de Deus.
A Regra escrita por São Bento para os monges é cada vez mais procurada por leigos nos lugares mais diversos e na medida em que procuram um ensinamento prático para um verdadeiro modo de vida cristã, cada vez mais os leigos descobrem a atualidade e o valor da Regra Beneditina.
Tornam-se cada vez mais conhecidos e apreciados, os livros e artigos da anglicana Esther de Walls, professora e pesquisadora da Universidade de Cambridge e que entrou em contato com a Regra de São Bento pesquisando a história da antiga Abadia Beneditina de Cantuária, na Inglaterra. Ela percebeu a imensa atualidade do modo de vida beneditina e iniciou em 1982, uma experiência de retiros em grupo, seguindo o esquema e o espírito da RB. Esse material de estudo e reflexão foi publicado depois como livro com sugestivo título: “A Procura de Deus – A Regra de São Bento, um caminho para o homem de hoje”.
Outro testemunho da atualidade viva da RB são os Oblatos Seculares Beneditinos em todo o mundo que se filiam a uma família monástica por um laço de ordem espiritual a fim de poder graças a esta filiação, participar mais intensamente das preces e méritos desta comunidade, vivenciando os ensinamentos de amor fraterno e apostólico através do espírito da RB.
Na Solenidade de Nosso Pai São Bento, rezemos por todos os Beneditinos: monges, monjas, missionárias, oblatos e oblatas vivos e mortos. Que Nosso Senhor conceda paz e progresso espiritual a nossa Ordem e nos conserve observantes à Santa Regra e fiéis a nossa vocação.
(Foto: Ideval Alves - Museu de São Bento - Salvador - BA)

9 comentários:

  1. Parabéns ao Instituto dos Oblatos do Mosteiro de São Bento da Bahia pela excelente iniciativa. Deus os abençoe!!! Vida longa!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela iniciativa. Que seja sempre um instrumento de crescimento p/os irmãos em N.P.S.Bento

    ResponderExcluir
  3. Benedicite!

    Excelente iniciativa! Parabéns pelo blog, que ele dê muitos frutos.

    Que NPSBento continue a interceder pelo vosso grupo de Oblatos e pelo vosso mosteiro.

    Em Cristo,

    Ir. Francisco, Obl OSB de Garanhuns, PE

    ResponderExcluir
  4. PAX!Parabéns pelo blog.Que este novo instrumento, seja uma fonte de crescimento e conversão, e que NPS Bento abençoe a todos os monges e oblatos OSB.
    Em Cristo,
    Ir Joana Baptista, Obl OSB de Salvador-Ba

    ResponderExcluir
  5. Meu irmão Antônio,

    Pax!

    Fico muito feliz por esta sua iniciativa. É importantíssimo que os espaços de anúncio o Evangelho e de divulgação dos vários carismas com os quas o Espírito Santo cumula sua Esposa, a Igreja, multipliquem-se pela internet ad maiorem Dei gloriam. Acompanharei este blog diligentemente e espero poder ser de alguma ajuda, humilde embora. Meus parabéns!

    Ad multos annos!

    Ir. Tomás de Aquino Santos Nonato, Obl. OSB.

    ResponderExcluir
  6. Pax!
    Excelente iniciativa!
    Acredito que dessa forma poderemos cada vez mais difundir o Evangelho, sob a luz do Espírito Santo, em nosso pai S.Bento.

    ResponderExcluir
  7. A par da excelente iniciativa, a todos os titulos louvável, do estimado confrade, Ir Antonio de Padua, Obl. OSB, tb editor do BENEDICTUS do nosso IOSB, quero aqui consignar as minhas felicitações a Dom Emanuel D´Able do Amaral, OSB, DD. Arquiabade do MSB e Presidente da Congregação Beneditina do Brasil, pelo brilho e esplendor liturgicos da Solenidade de NPSBento,reencontro do sentido do Sagrado e da Dignidade do OPUS DEI, outrossim pela Profissão Trienal Simples do nosso Ir. João Batista, idem pelas comemoraçõesalusivas dos 100 anos de nascimento de D. Abade Timóteo Anastácio, OSB.

    Na Pessoa do Caro Arquiabade, Dom Emanuel, congratulo-me também com toda a querida comunidade monástica e confrades do IOSB.

    Sempre em PX e NPS Bento,
    Ir. Romualdo (José) Gomes Pedreira Lapa, Nov.Obl.OSB - Jornalista DRTBa 794 U.I.O.G.D.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela iniciativa, gostei demais.

    ResponderExcluir
  9. BENEDICITE...
    Parabéns pela iniciativa....

    Ir. Bento Ricardo Soares, obl. OSB

    ResponderExcluir