quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Nosso Padroeiro: São Sebastião


O Mosteiro de São Bento é também chamado de Arquiabadia de São Sebastião da Bahia e Arquicenóbio do Brasil.

Sua construção remonta à fundação da cidade de Salvador.

A Basilica de São Sebastião é a igreja abacial do Mosteiro de São Bento de Salvador. É o primeiro mosteiro das Américas.

São Sebastião é originário de Narbonne e cidadão de Milão. De acordo com Santo Ambrósio, por volta do século III. Pertencente a uma família cristã, foi batizado em criança. Mais tarde, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano.

Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros.

Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado, pois estava contrariando o seu dever de oficial da lei. Teve, então, que comparecer ante o imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento. O imperador se queixou de que tinha confiado nele, esperava dele uma brilhante carreira e ele o havia traído.

Diante do Imperador, Sebastião não negou a sua fé e foi condenado à morte. Amarrado a um tronco, foi varado por flechas, na presença da guarda pretoriana. No entanto, uma viúva chamada Irene retirou as flechas do peito de Sebastião e o tratou.

Assim que se recuperou, demonstrando muita coragem, se apresentou novamente diante do Imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.

Correção:

O Revmo. Sr. Dom Arquiabade Emanuel D´Able do Amaral, OSB enviou a seguinte observação:

Existe um erro no texto quando afirma que o Mosteiro está na jurisdição da Paróquia São Pedro. É um erro pois os mosteiros beneditinos desde o início da Idade Média estão na jurisdição do Santo Padre por privilégio dado pelo Papa São Gregório Magno. Como a basílica arquiabacial não é uma paróquia, para os sacramentos utiliza a paróquia do território, mas a basílica arquiabacial não é uma filial da Paróquia de São Pedro, é uma igreja "ISENTA".
+ Emanuel d'Able do Amaral OSB
Arquiabade de São Bento da Bahia



Fonte: Wikipédia (adaptação)
Foto: Ir. Antônio de Pádua (Ideval) Alves - Museu Hermitage em São Petersburgo - Russia.

2 comentários:

  1. Olá,
    Paz!!!
    Que S. Sebastião interceda por todos os desabrigados e nós, os que podmeos ajudá-los!!!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  2. PAX!
    Neste dia 20/01, rezemos para que São Sebastião nos abençoe e interceda por nós!
    Em Cristo e NPS Bento!

    ResponderExcluir